Posted by Nayana Gomes on 07:30 4 comments
Oi gente, algumas semanas atrás eu assisti ao filme Melancolia, quando eu vi que este filme estava em exibição no cinema, não dei muita bola pra ele, tanto é que quando assisti ele já nem estava mais em cartaz.
Achei um filme estranho, quando achei que estava entendendo alguma coisa fiquei mais confusa ainda.
O filme começa com o casamento de Justine, oferecido por sua irmã Claire e seu cunhado John. Justine viu uma estrela e ficou super intrigada, pois bem, a festa do casamento acontece, porém a noiva não está feliz, isso é uma coisa que eu não consegui entender, a cada minuto que passa ela fica mais triste, durante da festa ela faz sexo com um dos convidados , outra situação que eu não entendo, pois se ela está mal e quer fazer amor, porque ela não faz com o marido dela?
Bem ao final da festa, o marido dela foi embora e a deixou. - O que eu achei muito bem feito - No dia seguinte ela voltou para sua casa e a cada dia seu estado depressivo piorava.
O único motivo que eu consegui associar, é o fato de o planeta o qual dá nome ao filme, está cada vez mais próximo da Terra, imagino eu que afetou o raciocínio lógico dela.
John diz que Melancolia não atingiria a Terra, porém com cientista ele fica de olho para ver se os cálculos não tiveram nenhum erro. Do nada ele morre, eu deduzi que, como Melancolia estava muito próximo da Terra, estava roubando a maioria do oxigênio e, devido a isso seu organismo não resistiu. quando Claire descobriu que John estava morto, começou a observar o planeta, e percebeu que ele estava cada vez mais próximo da Terra e se desesperou. Ela tenta levar seu filho para um lugar seguro, porém nenhum lugar é seguro, afinal quando Melancolia atingir a Terra, nada sobrará.
Ao voltar para casa o menino pergunta para a tia se há um lugar seguro, e ela responde que uma caverna mágica que só ela sabe construir.
Os três ficam no meio da "caverna" que é só um monte de pau junto, e ficaram lá esperando que tudo acontecesse.
O filme acaba com Melancolia acabando com a Terra. Pelo menos o filme teve um fim, por que cheguei a imaginar que não mostraria se Melancolia iria mesmo atingir a Terra.
Pois bem, até agora estou bastante intrigada com o filme, pois foi uma história que eu não entendi logicamente, pois até agora ainda fico pensando o porque disso e o porque daquilo. Mesmo não tendo um entendimento lógico, eu chorei horrores e não conseguia saber o motivo. - Isso significa que os atores trabalharam bem, pois conseguiram me emocionar mesmo tendo dúvidas em relação aos acontecimentos - Uma coisa que me incomodou muito, foi no início umas cenas sem conexão ao filme, que ficaram passando em câmera lenta - essa parte foi chata, pois não consegui ver conexão necessária com o filme - em nenhum momento no filme consegui ver o motivo de nenhuma daquelas cenas terem sido sequer gravadas, quanto menos exibidas.
No geral o filme é interessante, pois faz com que nós pensemos muito, além de mexer muito com o nosso raciocínio lógico e sentimental.
Categories: ,

4 comentários:

  1. Um dos filmes que mais gosto. Assisti umas... quatro vezes.


    " porém a noiva não está feliz":
    Realmente, ela não está feliz porque ela está fazendo algo que NÃO DESEJA.
    Ela tenta, mas percebe que tenta mais para agradar aos outros que a si mesma.
    É durante a festa de casamento que ela vai assumindo essa posição.
    O motivo, ela o enuncia claramente na segunda parte do filme: "This world is evil" "Esse mundo é mau".
    Lembremo-nos também de que, durante a festa de casamento, ela rompe com o chefe dela, e lhe diz tudo o que pensa dele: um publicitário canalha, resumindo.



    " durante da festa ela faz sexo com um dos convidados , outra situação que eu não entendo"
    Eu tb não tinha entendido muito bem o porquê de ela transar com aquele rapaz tão... tosco (na minha opinião, parecido com o ex-chefe dela)... Depois percebi: ela, em crise, queria simplesmente transar, só isso. Não fez com o esposo porque não o desejava, não queria magoá-lo, pois ela sabia que não ficaria com ele.



    "Bem ao final da festa, o marido dela foi embora e a deixou"
    NÃOOOO!!!
    Ele não a deixou, ele foi embora após perceber que ela o abandonara (ela o abandona repetidamente durante a festa, esquece a foto do terreno após falar que vai guardar com ela), que ela realmente não ficaria com ele, que ela não podia ficar com ele (cada um faz o que pode..., e ela não podia ficar com ele).


    ResponderExcluir
  2. " imagino eu que afetou o raciocínio lógico dela."
    Bom, a lógica depende do ponto de vista...
    Ela apresenta uma interpretação bem plausível sobre o que é a vida no planeta Terra... (conversa entre Claire e Justine na segunda parte do filme).
    A destruição da Terra, desse ponto de vista, significa o fim do mal, o fim do sofrimento.



    "John diz que Melancolia não atingiria a Terra, porém com cientista ele fica de olho para ver se os cálculos não tiveram nenhum erro. Do nada ele morre"
    Acho incrível nesse filme (e nos outros desse diretor, Lars Von Trier), como ele desnuda as contradições na personalidade das personagens.
    John foi um p. dum sacana: ele não morreu do nada, ele pegou os comprimidos que a Justine tinha comprado pra emergência (poupar sofrimento de todos), e usou só pra ele.
    Mas ele JAMAIS teve coragem de encarar a POSSIBILIDADE do Melancholia atingir a Terra, tenta convencer Justine a todo custo, e, na hora H, ele foge sozinho, deixando Justine - o egoísta-mor!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom... se não estivermos com paciência de "entrar" no filme, aquelas cenas filmadas em modo super lento ficarão bem chatas mesmo.

    Pra "entrar no clima" precisa se desligar de tudo...
    Claire, em um momento (se não me engano, do casamento) diz que se sente puxada por fios cinza, e é exatamente aquela cena.
    Noutro momento, quando está em plena crise e não consegue comer, diz que tem gosto de "cinza".


    Outro ponto: pode ocorrer alteração na percepção espaço-tempo devido à aproximação do Melancholia.

    Mas acho que a cena é mais alegórica que "física". Sensação de prisão mesmo, de não conseguir sair do lugar, de ser aprisionado pelo seu tempo. (isso é mais achismo meu...)

    ResponderExcluir
  4. O filme todo é muito sensível, mas a parte em que Claire, a "Tia Durona", diz para o sobrinho sobre a caverna é demais: não tem mais o que fazer, o que falar, ele é só uma criança.

    A saída que ela encontra pra disfarçar, para a criança, o desespero das duas, é... a caverna mágica. A "Tia Durona" está prometendo brincar com ele desde que chegou, o que só se torna possível nesse momento trágico, para proteção da criança.

    ResponderExcluir