Oi gente, algumas semanas atrás eu assisti ao filme A Outra Terra, é um filme de ficção-científica que demonstra uma teoria a qual eu achei muito interessante.
O filme começa com um acidente entre dois carros, onde em um dos carros se encontra Rhoda Williams uma jovem alcoolizada, a culpada pelo acidente que matou a esposa grávida e o filho de dois ou três anos de John Burroughs. Rhoda que havia acabado de entrar na faculdade, é condenada e cumpre sua pena com muita culpa.
Depois de quatro anos ela é solta e tenta seguir sua vida, porém se culpa muito pelo acontecimento que não consegue se adaptar normalmente. Rhoda fia sabendo através de seu irmão que está tendo um concurso valendo uma viagem para o novo planeta que havia sido descoberto, o mesmo que fez com Rhoda perdesse a direção do veículo no dia do acidente, afinal ela queria ser astróloga. Sendo assim sem nenhuma adaptação Rhoda se inscreve no concurso.
Rhoda começa a trabalhar na limpeza de uma escola, com o passar do tempo descobre que o homem do acidente não morreu. Para tentar se redimir, Rhoda vai até a casa de John para pedir desculpa, porém não em coragem e inventa que é de uma empresa de limpeza e a está oferecendo uma demo, John aceita a demo e pede para que ela vá outras vezes. Ela continua indo, porém os cheques de John nunca são descontados, o que começa a deixá-lo meio desconfiado.
Com o passar dos dias John e Rhoda ficam cada vez mais próximos e acabam tendo um caso. Tempos depois Rhoda é contatada pela equipe do concurso e fica sabendo que foi a ganhadora, e poderá fazer ir para o novo planeta. Ela conta para John e os dois comemoram no final da noite ela cria coragem e conta pra ele que foi ela quem provocou o acidente, ele fica muito desnorteado e quase a enforca, porém a solta e a manda embora antes que faça alguma loucura.
Ao chegar em casa Rhoda vê uma reportagem na televisão, que levanta a hipótese de que o planeta é um espelho da Terra, ou seja, todas as pessoas que existem na Terra também existem na Outra Terra. Alguns cientistas astrólogos têm a teoria de que as pessoas nunca tinham visto este planeta, pois ele estava em perfeita sintonia com a Terra, ou seja, tudo que acontecia na Terra, também acontecia na Outra Terra, a partir do momento em que se pode ver a Outra Terra foi como se a vida na Terra não fosse exatamente idêntica a vida na Outra Terra.
Rhoda ao saber disso corre e vai contar para John, ao chegar na casa dele, ela não é muito bem recebida, porém o enfrenta e conta a teoria do cientista, deixando sua passagem em cima de uma mesinha.
No dia da viagem, quem vai é John, com a esperança que sua esposa e seus filhos, pois depois de quatro anos ele já teria no mínimo dois, ainda estejam vivos. No final do filme aparece uma outra Rhoda, ou seja, eu entendi que realmente todas as pessoas que existiam na Terra, também existiam na Outra Terra, e John ficou pra lá com a família dele e mandou a outra Rhoda para a Terra, para que a Rhoda que ele conheceu soubesse como ela seria se o acidente não tivesse acontecido.
Eu gostei muito do filme, achei muito interessante a teoria de haver Outra Terra e mais ainda de existir outros de nós. Só teve uma coisa que eu não entendi, se existe uma copia de cada pessoa e o acidente não aconteceu, John não pode ficar com a família dele, pois já havia uma John com eles, ou seja, o máximo que ele poderia fazer seria ficar observando como seria a vida deles se o acidente não tivesse acontecido. Pois bem, aqui fica a minha opinião sobre o filme, espero que gostem do filme tanto quanto eu gostei.
No meu entendimento, como diz a teoria do cientista no filme, as coisas não são realmente espelhadas entre uma e outra Terra, apenas nuances de destinos semelhantes com histórias pessoais semelhantes. Assim, entendo que o acidente na Terra 2 aconteceu, mas quem teria morrido foi o John de lá, sobrevivendo o resto da família. Por isso, Rhoda da Terra 2 continuou sua "libertação" pessoal da culpa, conseguindo passar no concurso e vindo para nossa Terra.
ResponderExcluirOlá Anônimo, a sua teoria de que na Terra 2 quem teria morrido seria o John é muito válida, com isso quando ele foi para a Terra 2, reencontrou sua família e reconstruiu sua vida por lá. Obrigada pela visita, volte sempre e desculpa pela demora.
ResponderExcluirEu acho que a rodha da terra 2 tambem ganhou o concurso. Acho que a familia do Jhon pode nao ter morrido,mas ele estaria vivo nos dois planetas.
ResponderExcluireu penso q poderia ter ocorrido o contrario,jhon ter atropelado rodha ,e a família dela ter morrido .
ResponderExcluirOlá Anônimo, a parte de que a Rodha da Terra 2 ganhou o concurso eu até consigo enxergar na história, mas o fato de John não ter morrido e continuar vivo nos dois planetas, não é impossível, mas eu não acredito nessa hipótese. Obrigada pela visita e, volte sempre.
ResponderExcluirOlá Matheus, O seu pensamento é uma hipótese que eu também imaginei, mas como eu disse acima, eu não consigo ver o John vivo nos dois planetas. Pelo fato de ele não ter voltado. Na minha concepção se quando ele chegasse lá e visse que a família dele estava completa e feliz ou mesmo que ele estivesse preso, seria um baque muito grande ter dois "Johns" num planeta só. Volto a repetir que é a minha opinião. Esse filme é bom justamente pelo fato de nós não termos visto o que aconteceu na outra Terra e ficarmos instigando as possibilidades. Obrigada pela visita e Volte sempre.
ResponderExcluirTa na cara isso, na terra 2 o acidente não aconteceu ou se aconteceu a família de John não morreu, pois se tivesse morrido, a Rhoda 2 teria dado a passagem para o John 2 para se aliviar do sentimento de culpa.
ResponderExcluirOlá Gilberto, obrigada pela visita. Volte sempre.
ResponderExcluirSe o acidente não houvesse acontecido a "outra Rhoda" não teria ganho o concurso, pois o que a fez se inscrever (e ganhar) foi o fato de ter sofrido o acidente. O que eu entendi foi que o acidente aconteceu nas duas terras e nas duas o resultado foi o mesmo, porém a "outra Rhoda" não chegou a conhecer o John e nem se apaixonou por ele, por isso não deu a passagem a ele, indo ela mesma na "Terra 1" (?). Aí está a assincronia dos dois mundos. Sendo assim a mensagem do filme seria de quê, por mais que queiramos e sonhemos poder voltar atrás e apagar nossos erros, o que está feito está feito e não pode ser mudado.
ResponderExcluirOlá anônimo. O seu entendimento é bem legal também. É uma hipótese muito válida. Obrigada pela visita e volte sempre.
ResponderExcluirOi Nayana eu fiquei com a impressão que quando a Rhonda surge na suposta terra 1 porque como no próprio filme diz que realmente não se pode definir qual é a original de fato, ela esta bem vestida então presumi que realmente a teoria de que o sincronismo foi quebrado tudo tenha dado certo para ela.
ResponderExcluirOlá Hevaldo. Muito obrigada pela visita e por compartilhar seu ponto de vista conosco.
ResponderExcluirConcordo com o Anônimo at: 2 de outubro de 2013 14:07
ResponderExcluirOlá Anônimo. Muito obrigada pela visita, volte sempre.
ResponderExcluirA sinopse do filme diz que Rhoda era uma jovem brilhante aceita num programa de astrofísica do MIT. Pela cena final entendo que houve sim uma ruptura na sincronia entre as duas Terras, portanto John viajou e encontrou a sua família e seu "duplo" na Terra 2 -- o convívio entre os dois John é irrelevante para a temática proposta no filme). A Rhoda veio a Terra 1 porque na Terra 2 não houve o acidente e ela continuou no programa do MIT, o que permitiu que ela viajasse para Terra 1.
ResponderExcluir